Indicadores de atividade e clima económico estabilizam – INE

Escrito por lojas

Categorias: lojas

logo_ineOs indicadores de atividade económica, disponível até agosto, e de clima económico, disponível até setembro, estabilizaram em Portugal, revela a Síntese Económica de Conjuntura (setembro) publicada nesta segunda feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em agosto, os Indicadores de Curto Prazo (ICP) apontam para um aumento da atividade económica na indústria e em setores de serviços e uma redução na construção e obras públicas. O indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo «menos acentuado em agosto, refletindo o comportamento da componente de consumo duradouro», explica o organismo público.

O indicador de FBCF, uma variável que mede o investimento, aumentou devido ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das componentes de construção e de material de transporte. Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,8% e 2,4% em agosto, respetivamente (5,8% e 4,0% em julho).

Segundo mémória do INE, de acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 12,4% em agosto (12,3% nos dois meses anteriores). A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, apresentou uma diminuição de 0,8% face ao mês anterior e um aumento de 0,1% em termos homólogos.

Em setembro, a variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,9% (0,7% no mês anterior), observando-se uma taxa de variação de 0,3% na componente de bens (taxa idêntica à observada em agosto) e de 1,7% na de serviços (1,2% no mês precedente).

Publicado em: http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=238193

Os comentários estão encerrados.